Estilos de tatuagem
top of page
  • Foto do escritorEstúdio Escola Lenk Tattoo

Estilos de tatuagem

Sempre somos perguntados sobe os estilos de tatuagem e se o Estúdio e Escola Lenk Tattoo possui cursos de especialização ou atualização para esses estilos, então fizemos essa coletânea com informações resumidas, explicando cada um dos estilos.

Com isso, você pode apenas fazer uma leitura casual, ou entender um pouco mais para buscar mais informações sobre o estilo que te interessa, ou até mesmo se especializar em um ou mais estilos.


Fique ligado, que faremos em breve novas atualizações, complementando e incluindo novos estilos.


Oriental

A tatuagem com estilo Oriental traz uma carga histórica bastante intensa. Existem relatos que, no Japão, a tatuagem data de 10.000 a.C. e foi passando por diversas etapas de modificação ao longo dos tempos, mas sempre com um significado social. O “Tebori”, que é um método tradicional de tatuagem japonesa era usado pelos povos ancestrais japoneses , os Ainus, representados por pescadores, artesãos e caçadores que usavam a tatuagem como símbolos de coragem, proteção espiritual e hierarquia dentro do clã. Nas eras de 600 a 300 a. C. foi muito utilizada na identificação de criminosos, como facções mafiosas, gerando por muito tempo um preconceito muito grande em relação aos tatuados, já que eram vistos como marginais. Até hoje, em alguns locais públicos, no Japão, como casas de ofurô não é permitido a entrada de pessoas que estejam com tatuagens à mostra. As características fundamentais das tatuagens orientais está nos traços marcados e pretos, com figuras circulares que se assemelham a nuvens e traços sinuosos que rementem a ventos. Sombreado bem carregado, cores chapadas e intensas. Os tipos de desenhos mais utilizados em tatuagem do estilo oriental são o Kanji (alfabeto japonês), dragões, samurais, guerreiros, gueixas. Muitas das expressões de tatuagens grandes, como fechamentos de costas e braços vieram pela necessidade de cobrir tatuagens antigas de cunho “punitivo” ou “criminoso”, aí os grandes desenhos com temática de animais como macaco, elefante, carpas e dragões. Então podemos dizer que as tatuagens orientais clássicas têm por características principais :

- traços grossos, firmes e precisos em preto

- cores vibrantes mas chapadas

- sombreado pesado

- elementos da natureza como ventos e nuvens, mas com características próprias

- traçados circulares e sinuosos

- temática cultural que envolve guerreiros, samurais, gueixas, carpas e flores típicas da região como as sakuras.


 

Old School

Old School é o estilo mais antigo de tatuagem no mundo ocidental. Historicamente, surgiu através de um marinheiro americano, chamado Norman Collins (1911-1973) cujo apelido era “Sailor Jerry”. A característica do traçado era grosso e preto e como naquela época não haviam muitas cores de tintas disponíveis para tatuagem, as pinturas eram feitas nas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), e com a mistura delas para criar as secundárias (verde, roxo e laranja). Por ser marinheiro e viajar o mundo, ele teve suas primeiras influências no Japão, então podemos dizer que na sua criação houve inspiração oriental. A arte da tatuagem começou a difundir-se entre os marinheiros, fuzileiros navais nas décadas de 30 e 40 e ainda eram executadas de forma bem rudimentar dentro dos navios, muitas vezes com ossos pontiagudos usados como “agulhas”. A temática dos desenhos tinham a ver com o cotidiano, a vida em alto mar, patriotismo e amores distantes. Este é o Old School “raiz”, mas hoje em dia, encontramos a representação do estilo Old School em desenhos com todas as temáticas possíveis, porém respeitando-se as características principais do estilo que são:

- cores fortes e sem muita diversificação (máximo secundárias)

- traços marcados e pretos

- temática naval, pinups, corações alados, adagas, andorinhas


 

New School

O New School veio surgindo através dos tempos com modificações feitas em cima dos padrões do Old School, e ganhou lugar no mundo da tatuagem na década de 70. Neste estilo os traços são mais leves, porém ainda precisos e na parte da pintura entra o degradê e uma infinidade de cores vibrantes. A temática também mudou e agora os desenhos têm referências no Grafite (arte urbana) e nos personagens de Histórias em Quadrinhos. Tudo é mais livre e permitido, como componentes de psicodelismo e perspectivas exageradas, até mesmo caricatas. A sua identidade está bem relacionada ao visual de desenhos animados e charges.

Então podemos dizer que as principais características do New School são :

- traços pretos e precisos, porém mais delineados

- cores diversificadas e ilimitadas

- degradês de cores e sombras

- perspectiva exagerada

- psicodelismo


 

NeoTrad (New Traditional)

Neo Tradicional é um estilo de tatuagem, ainda, relativamente novo, que surgiu na Europa em torno do ano 2008 e vem construindo suas características até os dias de hoje através dos profissionais tatuadores que abraçaram essa idéia. É uma grande junção dos desenhos típicos do Old School e do New School, misturando traços finos e grossos (bolds) e uma vasta gama de cores com gradação de tons, mas sem a perspectiva exagerada do New School, trazendo componentes mais parecidos com a realidade. As temáticas mais comuns são figuras humanas femininas, figuras mitológicas, animais, cultura indígena americana e elementos da natureza. Suas principais características são:

- mistura de traços finos e grossos (bolds)

- sombreamento

- cores ilimitadas

- gradação e fusão de tons e cores

- temática variada mas com características que preservem as proporções reais


 

Lettering

Quando falamos em “lettering” como estilo de tattoo é preciso ter em mente que para ser classificado como tal, é preciso que a arte seja original e criada pelo próprio artista. Não estamos falando de fontes que já existem catalogadas . A criatividade é fator importante para que haja novos padrões e originalidade. Sempre haverá a formação de uma palavra, frase ou número. Porém, acabamos chamando qualquer tatuagem escrita, no dia a dia de “lettering”. O importante é saber a diferença de conceito. Podem ser formadas por traços grossos ou finos, retos ou sinuosos, com mais ou menos detalhes, com ou sem preenchimento e volume, à gosto do cliente. Na sua versão mais simplificada, quando usamos fontes prontas, representa uma grande parcela das tatuagens feitas no dia a dia de um estúdio.


 

Geek ou Comics

Comics ou Cartoon é o estilo de tatuagem que traz o mundo Geek pra dentro dos estúdios, sendo representado por personagens de quadrinhos, filmes, animes e mangás. Assim como as próprias referências, são tatuagens bem coloridas, podendo ou não ter sombreados, com os personagens em posições dinâmicas, e muitas vezes com efeitos tridimensionais. O importante é que o resultado final seja bem similar à referência, pois as características dos personagens devem ser preservadas.


 

Geométricos e Mandalas

Os geométricos são desenhos com muitas linhas retas e figuras anguladas. Podem ser feitos com traços finos ou grossos, contínuos ou tracejados. As mandalas, são figuras, que no seu conceito estão relacionadas à cultura budista e hinduísta e são consideradas como símbolos de cura e espiritualidade, e em sânscrito significa “círculo sagrado”. São figuras formadas por repetições de padrões geométricos e linhas retas ou sinuosas dispostos de forma a criar um resultado estético agradável e harmônico. Na tatuagem aceitam traços mais finos ou mais grossos, pequenas ou grandes, mas sempre simétricas e padronizadas.


 

Art Fusion (Fusão de Estilos)

O próprio nome já diz: é a fusão de dois ou mais estilos na mesma tatuagem, podendo ser feita por um ou mais artistas. É uma tendência, também, relativamente nova no mundo da tattoo, que dá mais liberdade para o artista criar e executar o desenho. Por exemplo, é possível fazer um desenho old school misturado com elementos geek e geométricos, ou um new traditional com oriental. Aí vai da criatividade e gosto de cada um.


Posts recentes

Ver tudo

Curso de Aquarela

Pré requisito O aluno já deve ser tatuador Duração 5 aulas - 4hs por aula - 1 x por semana Você escolhe dia e horário em acordo com a nossa agenda Conteúdo Treino das técnicas de sombreado em papel, 

Curso de Sombreado

Pré requisito O aluno já deve ser tatuador Duração 5 aulas - 4hs por aula - 1 x por semana Você escolhe dia e horário em acordo com a nossa agenda Conteúdo Treino das técnicas de sombreado em papel, 

Curso de Pontilhismo e Fine Line

Pré requisito O aluno já deve ser tatuador. Duração 8 aulas - 3hs por dia - 2x por semana Você escolhe os dias e horários Conteúdo Treino das técnicas em pele artificial e humana -  pontilhismo -  fin

bottom of page